


Study to create the rules and the cards of a board game. Violetas: cine & action in dealing with violence against women: conception of subjectivity, gender, citizenship and lucidity in the rules and cards of the game As saídas para vencer o jogo são produzidas pela ação cooperativa das(os) participantes. No jogo, a violência se espalha pelo tabuleiro sempre que as(os) jogadoras(es) desconhecem as distintas faces da violência. O desenho do jogo foi orientado pelas categorias: a- subjetividades plurais e em disputa por espaços de cidadania b- redes de poder e políticas para conter a opressão sobre o feminino c- as violências visíveis e invisíveis como alvo d- o campo do lúdico e o lúdico no campo. Ensaio teórico com revisão narrativa de literatura e abordagem qualitativa. Objetivos: articular teoricamente poder, subjetividade, gênero e cidadania com o componente agonista da ludicidade, como subsídio para o enfrentamento da violência contra a mulher, no jogo elaborar as regras e os tipos de cartas do jogo. No Violetas, o entrelaçamento da jogabilidade com os componentes formativos da aprendizagem viabilizam a criação de um campo simbólico, desafiador e afetivo em que a imaginação, a interação, a tensão e o interesse das(os) jogadoras(es) se manifestam durante as partidas.Įstudo realizado para compor as regras e as cartas de um jogo de tabuleiro. As variáveis da jogabilidade assumiram valor igual em relação ao grupo da aprendizagem, ambos significativamente diferentes de um grupo 2, das emoções sentidas na partida. Os aspectos da jogabilidade obtiveram graus de concordância elevados entre as/os participantes. Pesquisa de métodos mistos, em etapas: a) aperfeiçoamento da jogabilidade: oficina com 12 especialistas testes de usabilidade (33 participantes) análise de conteúdo b) avaliação da ludicidade: questionários a 78 participantes, teste não paramétrico U de Mann-Whitney para comparação dos grupos de variáveis. O objetivo do artigo foi analisar a jogabilidade do Violetas quanto ao entendimento das regras, ao envolvimento das(os) jogadoras(es), à mecânica e ao design do jogo e avaliar comparativamente as dimensões da jogabilidade, das emoções e da aprendizagem como expressões da ludicidade. Resumo O jogo de tabuleiro Violetas: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher, forjado a partir da priorização das características libertárias do lúdico, ambienta lutas para a conquista da cidadania.
